Socialização de cães e gatos
Por isso é importante que faça um condicionamento positivo do animal a novas situações. O treino consiste em apresentar o animal a um leque variado de experiências e fornecer-lhe guloseimas e mimos para que as associe a algo positivo, ocorre entre as 3 e as 12 semanas, de referir que um animal só deve ser adoptado após as 8 semanas.
A socialização é o período em que o dono deve ensinar o seu cão ou gato a comportar-se no mundo. Por isso é importante que seja apresentado a pessoas, cães, gatos e outros animais.
Quando o animal é exposto ao mundo pela primeira vez pode ser assustador. Ele precisa de aprender quais situações são perigosas e quais não são. Se situações normais provocam medo ao animal e este não for corrigido, pode ficar com fobia para o resto da sua vida.
Para tal é preciso aprender a conviver com todo o tipo de pessoas e animais. Por isso deverá criar uma rotina de apresentar o seu animal a outros animais e pessoas. Não basta expor a apenas um. Deve ser exposto a um elevado número de pessoas e animais, para que aprenda a tolerar todo o espectro da população.
A socialização permite que o animal se desenvolva num adulto saudável. Falta de socialização pode resultar em fobias graves e agressividade por medo. O animal que não aprendeu a lidar com outros animais pode perseguir outras espécies.
O medo de estranhos pode levar a comportamento agressivo, o que se torna um problema grave podendo por a vida do cão em risco. Por isso é importante que seja desenvolvida confiança nos humanos e não apenas no dono. A socialização deverá ser activa. A socialização passiva ocorre quando o animal é exposto aos estímulos sem participação do dono. O dono não faz associação positiva através de mimos e guloseimas.
Boa socialização!
#socializar
Comentários
Enviar um comentário